Maukie - the virtual cat

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

“Preciosa – Uma História de Esperança”


Pedofilia, violência, abusos de toda ordem, preconceito estético e analfabetismo.
Produzido por Oprah Winfrey, com participações de Lenny Kravitz e Mariah Carey, é forte candidato a grande vencedor do Oscar deste ano, com seis indicações: filme, diretor, atriz (a estreante Gabourey Sidibe), atriz coadjuvante (Mo’Nique, a mãe-problema), roteiro adaptado e montagem.
O filme é baseado no livro “Push”, da poeta e cantora norte-americana Sapphire. Em entrevistas a jornais americanos ela explica que o enredo não é uma autobiografia e nem tampouco é a jornada de uma pessoa específica.
O livro é resultado de uma colagem de histórias reais que ela conheceu na época em que lecionava num colégio no Harlem. No entanto, a autora sofreu abusos sexuais – fato que não comenta.
A trama se passa em 1987, no bairro pobre de Harlem, em Nova York. Aos 16 anos de idade, Clarice Preciosa Jones (Gabourey Sidibe), uma garota analfabeta, negra e obesa, está esperando seu segundo filho, resultado dos constantes abusos do próprio pai. Da mãe, Mary (Mo’Nique), recebe apenas desaforos, reclamações e ordens. Apenas as duas vivem em um pequeno apartamento, sustentado unicamente pelo dinheiro da assistência social, recebido graças aos infortúnios na trajetória da moça.

Suspensa da escola devido a sua gravidez, Preciosa procura ajuda em uma instituição alternativa, onde poderá finalmente aprender a ler e escrever. Com o apoio da professora Ms. Rain (Paula Patton), ela buscará forças para sobreviver às desgraças que insistem em aparecer diariamente em sua vida. Livrar-se das garras da mãe exploradora e ter de volta a primeira filha são apenas alguns dos desejos dessa garota, que agora tentará decidir seu próprio futuro.
Preciosa não é dessas garotas que lamentam a toda a hora a desgraça de vida que possuem. Pelo contrário, ela sonha. Sonha ser uma artista famosa desfilando nos tapetes vermelhos de grandes premiéres de cinema, sendo fotografada pelas maiores revistas do ramo. Deseja ter um namorado bonito, ser rica e, acima de tudo, feliz. Ou seja, ela pensa como toda menina de sua idade.

O problema é que a realidade cruel já bateu a sua porta. Mãe de uma menina com Síndrome de Down (a quem a mãe chama debochadamente de Mongo), que é criada pela bisavó, Preciosa, no entanto, teme encarar de frente as maldades de sua genitora e os abusos de seu pai. Permanece calada, até que a convivência com Ms. Rain e a chegada do novo filho a fazem reagir.
“Preciosa” atinge uma linguagem universal que agradará a todos os públicos. Muito bem contado, dirigido e atuado, o filme é uma lição de vida para todos aqueles que acham que já foram vencidos pelas agruras do destino. Este é mais um belo exemplar produzido pelo cinema independente americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário